Dia Nacional da Cachaça

Dia 13 de Setembro é celebrado o dia Nacional da Cachaça. O marco instituído em outubro de 2009 por projeto de lei aprovado pela Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados e faz referencia à legalização da produção e comercialização da bebida, que ocorreu em 13 de Setembro de 1661.

História do dia Nacional da Cachaça

Em 1635 Portugal proibiu a produção e comercialização da cachaça, para que a bagaceira fosse obrigatoriamente consumida no Brasil, ainda colônia. Entretanto, a pouca fiscalização permitiu a continuidade do negócio e, na clandestinidade, ela virou moeda de troca para compra de alimentos e produtos diversos.

Um novo decreto real proibiu o comércio da cachaça em 1659 propondo sanções mais severas. Indignados, os produtores fluminenses lideraram, em 1660 uma rebelião que ficou conhecida como Revolta da Cachaça. O movimento abriu o caminho para a legalização da cachaça, que aconteceu no ano seguinte.

Também prevista por lei, Cachaça é a denominação típica e exclusiva da aguardente de cana produzida no Brasil, com graduação alcoólica de 38% a 48% em volume, a vinte graus Celsius, obtida pela destilação do mosto fermentado de cana-de-açúcar (Decreto Nº 2.314 de 4 de setembro de 1997)

Para o deputado Valdir Colatto, autor do Projeto de Lei que instituiu o Dia Nacional da Cachaça, a cachaça é  “um dos símbolos mais representativos da identidade do povo brasileiro”.

Dia-nacional-da-cachala

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s